quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A nova Lei de Estágio


Desde o dia 25 de setembro de 2008, uma nova lei é implantada no Brasil, e nós da agência Vírgula VOZ, universitários de relações públicas, junto a nossos colegas, somos o principal público envolvido nessas mudanças.

A nova Lei do Estágio define novos parâmetros para a contratação de estagiários, e o fator que mais chamou a atenção de todos foi a mudança da carga horária máxima de trabalho, estipulada em seis horas diárias ou trinta horas semanais.

A lei assegura férias remuneradas de trinta dias após a conclusão de cada ano de trabalho, vale transporte e o período máximo que o estagiário pode trabalhar na empresa neste cargo é de dois anos.

A opinião pública difere. Alguns pensam que a Lei irá melhorar de forma relevante o cotidiano e a motivação dos estagiários, pois o jovem dentro de uma organização é muitas vezes explorado e por fim, faz muitas atividades que não seriam de sua competência. Isso prejudica o desempenho e desmotiva o novo profissional.

Outros criticam a Lei, argumentam que todas as mudanças podem gerar mais gastos às empresas, e consequentemente as vagas para estagiários diminuirão, aumentando cada vez mais a dificuldade que os estudantes enfrentam para encontrar o primeiro emprego na área desejada. Ressaltam também, que o estagiário que antes trabalhava oito horas por dia, terá que realizar suas tarefas diárias em seis horas, aumentando assim a pressão e o stress desenvolvido por eles.

A agência Vírgula VOZ acredita que a nova Lei de Estagio deve ser respeitada, pois o novo profissional deve ter tempo e condições suficientes para cumprir as exigências do curso superior, e poder estar sempre envolvido e motivado com suas novas experiências diárias.

Nenhum comentário: